Zenobistas trocam farpas em sessão da CM de GBA por causa de carro e notebooks

Os vereadores zenobistas Josineide Nicolau (Neide de Teotônio – PPS) e Leonardo Macena (PPS) voltaram a trocar farpas por assuntos inerentes a Câmara Municipal de Guarabira. Na sessão desta terça-feira (3), Macena solicitou que o veículo (Fiat Pálio) do Poder Legislativo esteja a serviço dos parlamentares. “Desde que cheguei a esta Casa, não vi o carro da câmara”, reclamou Leonardo.
O parlamentar também cobrou da Presidência da Casa, no caso da vereadora Neide de Teotônio, a devolução dos notebooks de quem ganhou os equipamentos do Poder Legislativo em gestões passadas, não está exercendo o mandato na atual legislatura, mas até agora não entregou os computadores. 
Leonardo disse, do microfone de aparte, que o vereador Elias Asfora Filho protocolou ofício solicitando providências junto à Mesa Diretora da Casa Osório de Aquino, mas nada foi resolvido.
Quando usou da palavra, Neide de Teotônio bateu duro em seu companheiro de bancada. Ela disse que pediu ao prefeito para guardar o carro na garagem da Prefeitura e fez isso através de ofício, visto que na Câmara não existe garagem. E falou mais. “Na minha casa tem uma garagem que cabe oito veículos e o senhor (referindo-se a Leonardo) conhece bem porque já foi muitas vezes lá. Mas eu não levei, nem levo o automóvel para minha residência”.
Em seguida, a presidenta deu um carão no vereador Leonardo, disse que não precisa de carro da Câmara e questionou o caráter do novato. “Guarabira sabe da minha honestidade. Eu não tenho nenhum processo contra mim no fórum. Não preciso e não quero nenhum real da população. Eu sou mulher, mas garanto que tenho mais caráter do que o senhor”, disparou a parlamentar.
Léo voltou a falar para dizer que reclamou da ausência do carro porque precisou para fazer viagem a João Pessoa com o objetivo de receber um prêmio representando a Câmara, e o carro não estava disponível, tendo que pegar carona num veículo da prefeitura. Disse que não estava tratando de questões pessoais. Depois Macena preferiu dá o tema por encerrado.
Repercussão – A troca de farpas entre Neide de Teotônio e Leonardo Macena foi o tema mais comentado nas redes sociais. Integrantes de grupos do WhatsApp, por exemplo, referiam-se a bancada ligada ao prefeito como sendo “grupo de vereadores despreparado e antagônico”, sobretudo por falta de comando. “Quem não lembra da briga entre Marcos de Enoque, Leonardo Macena e com Renato Toscano (líder da bancada governista) tentando apagar o fogo?”, disse um internauta.
A briga desta terça-feira entre Neide e Leonardo também foi pauta no Facebook, Instagram, Twitter e em sites de notícias. Uma postagem num face de uma autoridade da cidade (pediu não revelar o nome) dizia o seguinte: “Projeto tucano em falência. Mesmo com maioria na Câmara Municipal, liderados não se entendem, tudo reflexo da falta de diálogo e comando do líder”.
Sugestão do líder – O líder da bancada, vereador Renato Toscano (PSDB) sugeriu que o automóvel da Câmara Municipal fosse vendida para não causar novos problemas. “Cada um, quando for fazer alguma viagem, use seu carro próprio. Quem não tiver, aluga”. Quanto as farpas, o líder governista garantiu que Neide e Leonardo discutiram no calor da emoção, mas tudo será resolvido em reunião. 

Blog do Galdino/Fato a Fato