Vereador solicita que antiga Casa da Cidadania se torne ponto de testagem para a COVID-19 em Guarabira

O município de Guarabira convive com o pico da COVID-19 e chegou a registrar só nesta semana 33 novos casos da doença. O número total de pacientes infectados pelo novo coronavírus subiu de 73 para 106 nos últimos três dias desta semana. Os pacientes contaminados pelo vírus estão distribuídos por 18 bairros e 07 localidades rurais de Guarabira.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) se tornou a área central de identificação da doença através dos exames. Isso tem preocupado algumas autoridades políticas da cidade, a exemplo do vereador Renato Toscano (PSDB). O parlamentar apresentou um requerimento na Câmara Municipal solicitando uma mudança de local para testagem da COVID-19.

Em contato com a Editoria do Blog do Galdino, o parlamentar informou que o objetivo é evitar o risco de infecção cruzada. Segundo o vereador, a testagem sendo realizada na UPA aumenta a chance de contato de infectados com outros pacientes que buscam atendimento médico com outros problemas clínicos.

Na avaliação de Renato Toscano, muitas pessoas que procuravam a UPA para outro tipo de atendimento médico, estão evitando se dirigirem à Unidade de Pronto Atendimento em virtude da testagem que ocorre no local. Renato Toscano disse que essas pessoas optam em ficar em casa, o que aumenta o risco no quadro clínico desses pacientes.

Renato Toscano sugeriu a direção da UPA que o atendimento à pacientes suspeitos da COVID-19 fossem realizados na antiga Casa da Cidadania de Guarabira. O parlamentar pede que adequem o prédio para realizarem esse procedimento durante a pandemia. Segundo Renato, desta forma a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) voltaria à normalidade no atendimento ao público.

De acordo com Renato Toscano, caso aparecesse pacientes infectados na UPA, a direção o enviava para o antigo prédio da Cidadania, caso no local funcionasse a central de atendimento contra a COVID-19. Renato informou que já conversou com o Diretor Administrativo da UPA, Júnior Fernandes, inclusive, o requerimento foi direcionado a ele (Júnior).

Blog do Galdino