Vaza lista de pacientes com COVID-19 e Prefeitura presta BO para apurar crime em Guarabira

Uma lista com nomes, endereços e contatos telefônicos de pacientes infectados pela COVID-19 vazou em Guarabira. O documento tem o timbre da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e circulou por vários grupos de WhatsApp. Uma nota assinada pelo prefeito Marcus Diogo (PSDB) e pela secretária de saúde, Fernanda Macedo, foi publicada nesta terça-feira (12).

A nota afirma que as informações vazadas deveriam ser mantidas em sigilo, um forma de preservar a identidade dos pacientes para evitar qualquer tipo de preconceito em virtude da contaminação. Segundo a nota, a Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Saúde, prestou um Boletim de Ocorrência na 8º Delegacia Seccional da Polícia Civil de Guarabira, além de apresentar uma denúncia junto ao Ministério Público Estadual.

A nota também esclarece que foi aberta uma sindicância pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos, que irá apurar a origem do vazamento. A Prefeitura repudiou o vazamento e se solidarizou com os pacientes e seus familiares.

De acordo com a nota, apenas a Secretaria Municipal de Saúde e o comando do 4º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba tinham o conhecimento da relação dos pacientes infectados pelo o novo coronavírus no município. Esse documento foi elaborado para auxiliar os órgãos durante o trabalho de monitoramento. Veja abaixo.

Blog do Galdino