Sessões na Câmara retornam com vacância na mesa diretora e debates sobre vetos do prefeito interino de Guarabira

O retorno do recesso parlamentar na Casa Osório de Aquino, em Guarabira, acontece nesta quinta-feira (01), e a editoria do Blog do Galdino elaborou alguns destaques para celebrar o fim do recesso do legislativo guarabirense. A sessão iniciará ás 16h00, o vereador Marcelo Bandeira (PSB) é o presidente da Câmara Municipal. O retorno também marca os dois meses de Marcus Diôgo a frente da Prefeitura de Guarabira.

Durante o recesso parlamentar os vereadores foram convocados para participarem de duas sessões extraordinárias, onde analisaram dois pedidos de afastamento do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB), que se recupera de uma cirurgia realizada após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), e prorrogando assim, o mandato interino de Marcus Diôgo. A primeira reunião (durante o recesso parlamentar) aconteceu numa sexta-feira, 27 de junho, a segunda ocorreu na última segunda-feira, 29 de julho.

Outro assunto que ocorreu durante esse período do recesso e será destaque no retorno das atividades, foi à decisão do prefeito interino Marcus Diôgo (PSDB) em vetar dois Projetos de Lei de autoria do vereador e presidente Marcelo Bandeira (PSB).

  • O primeiro veto de Marcus foi referente a um PL aprovado pela Câmara que impede o ingresso de pessoas condenadas na Lei Maria da Penha de exercerem qualquer atividade no âmbito da Prefeitura de Guarabira.
  • Marcus também vetou um PL que determinava à Prefeitura a responder os requerimentos aprovados pela Câmara Municipal no prazo de 20 dias.

O presidente Marcelo Bandeira (PSB) revelou que pretende contar com os vereadores para derrubar os vetos do gestor interino. Pensando no retorno e na derrubada dos vetos, Marcus Diôgo se reuniu com sua base na última terça-feira (30) para traçar estratégias com seus parlamentares.

Os visitantes também irão notar a mudança na bancada governista da Casa Osório de Aquino. O suplente de vereador Luciano do Bolo (PSDB) retorna a Câmara após o vereador Júnior Ferreira (PSDB) se afastar do mandato, o parlamentar passar a ocupar a Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral da Prefeitura de Guarabira.

Júnior Ferreira ocupava também a função de 1° Secretário da Mesa Diretora, com sua saída abra-se uma vacância no cargo. O presidente Marcelo Bandeira deverá anunciar durante a sessão qual será o procedimento para preencher a vaga. Tudo indica que será realizada uma eleição para a escolha do novo membro.

Blog do Galdino