Repudiamos veementemente nota desqualificando Editoria do Blog do Galdino
A editoria do Blog foi surpreendida com uma nota publicada no Portal 25 Horas neste sábado (03), redigida por Vitor Cavalcanti, Idealizador da Página Direita Guarabira e membro do Avança Nordeste. O Blog publicou em 30 de outubro, uma matéria frisando o apoio de membros da coordenação de apoio a campanha do presidente eleito Jair Bolsonaro em Guarabira, ao nome do empresário Marcos Tavares.
O coordenador do Blog do Galdino, radialista e estudante de jornalismo, Raelson Galdino, foi procurado no dia 30 de outubro por integrantes da coordenação de campanha do presidente eleito, Jair Bolsonaro, em Guarabira, contudo, solicitaram sigilo com a veiculação do conteúdo, pedido respeitado e acobertado pela prerrogativa jornalística.
O sigilo a fonte jornalística encontra-se; Lei de Imprensa, nos seus artigos 7º, caput 71, que será assegurado e respeitado, direitos estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 ao estabelecer que é assegurado a todo o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, (artigo 5º, inciso XIV).
Integrantes alegaram defender o nome de Marcos Tavares como pré-candidato a prefeito de Guarabira. Essa alternativa surgiu após o lançamento oficial da pré-candidatura de Anselmo Carvalho pelo PSL, conhecido como Anselmo do Bolo.
Com o intuito de realizar o jornalismo ético e sério, a editoria deste Blog procurou Marcos Tavares, o qual afirmou não ter pretensões pela disputa. Isso não significa que o desejo de alguns militantes ou seguidores do PSL por seu nome deixasse de existir.
Em nenhum momento a editoria do Blog foi procurada por Vitor. Em sua nota, o jovem tenta desqualificar nitidamente uma linha editorial, afirmando que houve “discrepância”. O Blog do Galdino segue uma linha de aprendizado jornalístico, apresentando o equilíbrio noticioso, sem favorecer correntes políticas, ou prejudicar bandeiras partidárias.
Em outro trecho da nota, o jovem diz que ocorreu uma “Generalização e Antagonismo”, posição contestada pela editoria, o Blog do Galdino jamais apresentou qualquer ponto de vista contrário a fatos noticiosos. Vitor afirmou que o Blog agiu de forma “tendenciosa”, classificando a editoria de “politiqueira”.
A editoria repudia veementemente o discurso de desqualificação a Editoria do Blog, respeitando o posicionamento e questionamento para com a publicação da matéria jornalística, a qual noticiava o apoio de membros ao nome do empresário Marcos Tavares.
Em nenhum momento do texto publicado, relacionado ao nome do empresário Marcos Tavares, o qual conta com apoio de membros do PSL, cita o nome da página “Direita Guarabira”.
Blog do Galdino/Raelson Galdino
Abaixo nota, qual desqualifica os profissionais do Blog.
“Recentemente, repercutiu uma matéria, de título em perfeita discrepância com a realidade, dizendo que integrantes da campanha de Bolsonaro em Guarabira defendiam o nome de um cidadão para prefeito.
Por ocasião da generalização efetuada, explico: os movimentos de direita da cidade se uniram, mas independentes e autônomos, igualmente se encontram seus integrantes e não todos declararam apoio a qualquer que seja o pré-candidato, até então. O que aponta a total falta de coerência no título do conteúdo veiculado.
Ademais, ao analisar todo o corpo do texto, percebe-se o antagonismo de ideias que produzem um paradoxo: a matéria, tendenciosamente, tenta ressaltar o empresário citado, como uma figura pública que o próprio diz não ter interesse em ser.
Esse paradoxo é negativo e revela ausência de coesão, por isso concluo para os devidos fins: o jornalismo é uma profissão brilhante e seu exercício deve ficar a cargo dos jornalistas, jamais dos politiqueiros de plantão”.
Vitor Cavalcanti
Idealizador da Página Direita Guarabira e membro do Avança Nordeste.