Connect with us

Notícias

Prefeitura de Alagoa Grande realiza VI Conferência Municipal de Saúde

Postado

em

O município de Alagoa Grande, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (11), na Sede Paroquial, a 6ª Conferência de Saúde do município. O evento contou com a participação de autoridades locais e de saúde, além da comunidade.
O prefeito Antônio Sobrinho fez a abertura do evento e destacou a importância da participação popular para elencar as diretrizes da saúde pública no município.
Este ano, a conferência abordou o tema: Democracia e Saúde.
O principal objetivo do evento foi discutir e propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde, promovendo assim a melhoria da prestação de serviço à população em todo o País. Saúde como direito: Garantir que todas as pessoas utilizem o SUS como Sistema Único de Saúde em especial os que atuam em cargos públicos.
Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): Levar a história do SUS para as escolas através de disciplina curricular. Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS): Garantia de que o repasse seja realizado aos municípios com penalidade caso não seja cumprido”.
Durante o discurso, Sobrinho se comprometeu, mesmo com as dificuldades que o município vem enfrentando, a não medir esforços para continuar levando saúde de qualidade para quem mais precisa, e do desejo de ter o atendimento cada vez mais humanizado por parte dos trabalhadores de saúde.
A conferência municipal abrange todos os distritos e tem a política municipal de saúde como referência dos debates, considerando as peculiaridades e a representação de todas as localidades. Lembrando que a Conferência Municipal é um evento que acontece a cada quatro anos, e nas pré-conferências são escolhidos os delegados, que representam o poder público e a sociedade civil na elaboração das propostas para o Plano Municipal de Saúde e Plano Plurianual.
ASCOM