Nota: Prefeitura de Lagoa de Dentro mostra que compra de cartilhas foram canceladas e dinheiro foi devolvido

A Prefeitura de Lagoa de Dentro emitiu uma nota a imprensa nesta sexta-feira (12) esclarecendo a população que a compra de cartilhas informativas sobre a Covid-19 foi cancelada. Segundo a nota, os recursos destinados às compras foram devolvidos aos cofres do município, conforme os documentos bancários.

De acordo com a nota, o objetivo era levar informações sobre o novo coronavírus, principalmente às pessoas que não tem acesso à internet. A compra das cartilhas foi sugerida pelo Conselho de Saúde, contudo, o Departamento Jurídico da Prefeitura identificou, dias depois, que a empresa responsável por fornecer as cartilhas era investigada por irregularidades.

Clique e veja: Comprovante de depósito bancário e o Documento de anulação de compras.

O dinheiro pago pelo material foi devolvido ao Fundo de Saúde do município. A Prefeitura também esclareceu que o material (cartilhas) foi devolvido a empresa. A administração afirmou que segue firme no combate ao novo coronavírus no município.

Nota

A Prefeitura de Lagoa de Dentro esclarece a população que a publicação sobre a compra de cartilha de combate a Covid-19, não acompanhou a sucessão dos fatos e por isso não condiz com a realidade atual da ação.

A gestão municipal explica que no início da pandemia, na tentativa de levar informações rapidamente a população, principalmente aos que não têm acesso à internet, o Conselho de Saúde sugeriu a aquisição de um material informativo para distribuição e a gestão atendeu o pedido efetuando a compra através de uma empresa que apresentou material adequado e toda documentação necessária.

Contudo, dias depois, o Departamento Jurídico tomou conhecimento de que a referida empresa estava sendo investigada por irregularidades e imediatamente a gestão municipal fez o cancelamento da compra e cobrou o ressarcimento aos cofres públicos, procedimento esse que foi realizado há mais de 30 dias. Como a nota de empenho foi cancelada e o valor transferido de volta para conta do Fundo de Saúde constata-se, assim, que não houve nenhum prejuízo ao erário, como demonstram os documentos abaixo.

Quanto ao material adquirido, foi realizado o recolhimento do mesmo e a devida devolução.

A gestão municipal ressalta que continua firme no combate a pandemia do novo Coronavírus, zelando pelos recursos públicos e espera que todos os veículos de comunicação que publicaram a informação, possam restabelecer a verdade da continuidade dos fatos.

Lagoa de Dentro

Em 12 de junho de 2020.

Blog do Galdino