Guarabira com teleférico no Memorial Frei Damião

É indiscutível que o equipamento poderia gerar uma ótima movimentação na economia do município, fato. Porém, esse é um assunto que flutua pela cidade há bastante tempo. Lembro-me muito bem, em anos anteriores, período que iniciava minha carreira no rádio e pude observar alguns colegas radialistas comentando sobre a tal instalação do ‘teleférico’, o equipamento transportaria as pessoas da cidade ao Memorial Frei Damião, na Serra da Jurema.

A instalação do teleférico sempre existiu no projeto arquitetônico do santuário, equipamento que nunca foi instalado. A época, a administração municipal de Guarabira informou que ocorreu alguns imprevistos, alegando as mudanças no Governo do Estado da Paraíba, trocas no comando que prejudicou diretamente a conclusão da obra.

Claro, o tema virou pauta em alguns programas jornalísticos das emissoras de Rádio da cidade, os comunicadores cobravam a instalação do equipamento.

Os romeiros e turistas que frequentam o Memorial de Frei Damião até imaginavam um dia a possível instalação do equipamento, com essa demora, optaram por seguirem da forma que a fé os designou, caminhando pelas ladeiras que os levam ao Santuário.

Os guarabirenses podem voltar a sonhar com o teleférico de Frei Damião, uma esperança que passa a existir com a proposta do vereador socialista, Marcelo Bandeira, presidente da Câmara de Guarabira. Em matéria publicada no site Fato a Fato, o parlamentar apresentou um requerimento solicitando do prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), a instalação do equipamento, demonstrando interesse para a conclusão da obra.

Bom, só nos resta aguardar. O importante é nunca perder a fé, e sempre acreditar que tudo é possível, até mesmo a instalação do teleférico em Guarabira. Eu particularmente prefiro seguir o conselho do cantor Flávio José, “Se avexe não, observe quem vai subindo a ladeira”.

Raelson Galdino