“Eu considero o distritão uma afronta à democracia”, diz Célio Alves em entrevista

No final da tarde desta segunda-feira (4), o presidente do PSB de Guarabira e pré-candidato a deputado estadual, Célio Alves, foi entrevistado no radiofônico ‘Guarabira em Pauta’, apresentado pela radialista Raelson Galdino, na Rádio Guarabira FM.
Durante quase uma hora de sabatina, o socialista respondeu a perguntas de ouvintes através dos telefones e interações nas redes sociais e também a perguntas da produção do programa.
Perguntado sobre a tentativa de o Congresso Nacional aprovar uma reforma política para vigorar já nas próximas eleições, tendo como mudança a instituição do chamado ‘distritão’, Célio foi categórico e afirmou que a reforma não deve ser aprovada e se posicionou contrário.
“Eu considero o distritão uma afronta à democracia, um atentado à boa política e uma tentativa desesperada dos maus políticos de se salvarem. Mas ao que parece eles não estão conseguindo um entendimento e nem vai passar o distritão e a essa altura eu acredito que não vai passar absolutamente nada. Para se ter uma ideia de quão esquisita, esdrúxula e sem futuro algum, só o Afeganistão é que adota esse modelo. Então não tem o menor sentido”, argumentou.
Célio ainda disse ser fundamental que o modelo atual da proporcionalidade permaneça no Brasil por entender que sé assim é possível se garantir a representatividade, ao invés do poderio econômico prevalecer sobre os demais candidatos vindos das bases e sem condições financeiras para concorrer com os candidatos das “malas pretas”.
Outra questão discutida foi a possibilidade de aliança na esfera estadual do PSB com o PMDB dos senadores Raimundo Lira e José Maranhão. Célio disse que na legenda existem correntes diversas quanto ao rumo que deve tomar nas próximas eleições e que tudo dependerá das tratativas sobre ocupação de espaços na chapa majoritária para cargo de senador, visto que o PSB já tem o nome de João Azevedo para governador.
No decorrer da entrevista, vários ouvintes se manifestaram em defesa do nome de Célio para as eleições que se aproximam, afirmando que Guarabira e o Brejo precisam de um representante que conheça as necessidades da região e a política precisa de novos nomes, de pessoas comprometidas com as boas práticas políticas.
Blog do Galdino/Portal 25 Horas