“É descabido”, diz socialista sobre modelo do ‘distritão’ para eleições de 2018

O presidente do Partido Socialista Brasileiro de Guarabira, Célio Alves (PSB) disse a editoria do Blog do Galdino, que o modelo ‘Distritão’ elaborado para eleições de 2018 é “descabido”, a proposta foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Célio aceitou o convite do governador Ricardo Coutinho (PSB), para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba.

O PSB é contra a aprovação do modelo ‘distritão’, argumenta que a nova proposta prejudica o surgimento de novos políticos, e favorecerá os mais conhecidos na sociedade e os com mandatos. O partido aponta que na matéria apenas será eleito os que obtiverem mais votos no ‘distrito’.

Para Célio, essa medida fere a essência do parlamento e a sua composição, afirmando que modelo atual representa vários segmentos, com o ‘distritão’ deixa de existir e passa a prevalecer o poder econômico.

“Fere a essência do parlamento, que é a pluralidade de sua composição. O parlamento é a casa de representantes dos mais variados segmentos, inclusive, das minorias. Com o distritão, isso deixa de existir, pois passa a prevalecer o poder econômico nas eleições”, argumentou Célio.

Na avaliação de Célio, com o ‘distritão’ a sociedade sairá prejudicada e não terá o apoio coletivo do parlamento.
“A sociedade corre o risco de ter um parlamento elitista e distante dos anseios coletivos”, disse Célio.

Blog do Galdino/Raelson Galdino