Dom Marcelo, primeiro bispo de Guarabira, será homenageado com memorial

Guarabira recebe, nesta terça-feira (01/05), um espaço dedicado a um dos maiores representantes da fé católica já tidos no município. Dom Marcelo Carvalheira será homenageado com um Memorial permanente, instalado no Museu Sacro após inauguração aberta a todo o público.

Dom Marcelo foi o responsável pela criação da Diocese de Guarabira, em 1980, tornando-se o primeiro bispo até 1995, quando se tornou o 5º Arcebispo Metropolitano da Paraíba.

Sua passagem foi marcada pela ternura com que tratava as pessoas, tal como sua participação ativa em projetos sociais, como foi lembrado por Zenóbio Toscano, então prefeito na época em que os dois beneficiaram diversos moradores com a construção de casas e a extinção das moradias de taipa em localidades situadas nos bairros Novo e Esplanada.

O primeiro bispo de Guarabira também lutou contra a ditadura ao lado de Dom Helder Câmara ao defender líderes católicos perseguidos pelos militares.

Dom Marcelo morreu em decorrência de complicações causados por uma pneumonia, em março de 2017, em Recife. A inauguração do Memorial de Dom Marcelo é realizado no dia em que seria seu aniversário. O público terá acesso a toda a vida e obra do bispo diocesano, através de imagens e objetos pessoais doados por familiares.

De acordo com Zenóbio, sua história integra a memória de Guarabira, a ponto de que as gerações futuras possam conhecer, através do Memorial, o quanto Dom Marcelo significou para o município.

Blog do Galdino/Com Fato a Fato