Covid-19: Prefeitura de Guarabira diz que não foi comunicada pela SES sobre atualização no sistema

A Prefeitura de Guarabira emitiu uma nota explicando os motivos de excluí o Boletim Epidemiológico desta sexta-feira (22). No comunicado, a Prefeitura afirma que a gestão municipal foi surpreendida com os números de pacientes infectados, apresentados nesta sexta-feira (22) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A Prefeitura também afirmou que não houve nenhum comunicado da SES sobre a mudança técnica no acompanhamento de casos, causando surpresa com o alto registro de novos casos. A gestão também esclarece que foi realiza uma busca minuciosa com os nomes de pacientes no sistema de dados disponibilizados pelo Governo da Paraíba, chegando à conclusão que o número real de pacientes infectados no município é de 313 casos.

A Prefeitura garantiu que não existem motivos para omitir informações sobre os casos registrados no município. Por fim, reforçou o pedido para as pessoas cumprirem as recomendações de isolamento domiciliar e sigam as orientações de higiene.

Explicação SES:

O Secretário de Estado da Saúde, Dr. Geraldo Medeiros, esclareceu que os registros dos casos serão atualizados conforme publicado no sistema de notificação (Sivep gripe e E-sus VE). Medeiros disse que essa medida foi adotada pela SES na última quinta-feira (21), antes, o órgão consultava os municípios e faziam o comparativo dos números.

Confira nota da Prefeitura de Guarabira. 

Prezando pela transparência e com a finalidade de informar à população de Guarabira, se faz necessário falar sobre a discrepância dos dados contidos nos boletins epidemiológicos informados, ontem, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Guarabira.

O fato acima citado não foi exclusividade do município de Guarabira, como por exemplo, na cidade de Cabedelo, a qual emitiu nota (em anexo, no 2º post) e planilha com dados da 2ª Região de Saúde, com vários municípios, atestando divergências quanto os números destes.

Não é exagero afirmar que fomos todos surpreendidos com a divulgação do boletim da Secretaria Estadual de Saúde. Em Guarabira, enquanto nossa planilha evidenciou 257 casos confirmados o boletim da SES divulgou um total de 354 casos confirmados, gerando uma diferença bastante considerável, razão pela qual, resolvemos suspender a publicação do boletim municipal naquele momento.

A Secretaria Estadual de Saúde, a partir de ontem, passou a computar os dados através do sistema de notificação (e-SUS VE), ou seja, sem fazer a conferência detalhada dos dados, como fora feito antes. Ao realizar a conferência dos nomes, a Secretária Municipal de Saúde constatou a replicação do mesmo nome no sistema por várias vezes, bem como, o acréscimo de números dos laboratórios particulares que também entraram na contabilização, de modo que, hoje, chegamos aos 313 casos confirmados, destes, 101 casos recuperados.

São estes os números reais que divulgamos à população, conferidos minuciosamente, para que toda a nossa cidade esteja bem informada. Não temos o menor motivo para omitir informações, todavia, sempre que observarmos falhas nos dados apresentados por outras entidades que também fazem o controle, estaremos prontos para estabelecer a verdade, com a responsabilidade costumeira da gestão municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Por fim, reforçamos o pedido para que cumpram as recomendações de isolamento e sigam as orientações de higiene, tão importantes para o enfrentamento da COVID-19.

Blog do Galdino 

error: Este conteúdo é protegido!