Biometria: TRE-PB visita Alagoa Grande para avaliar Recadastramento Biométrico do Cartório Eleitoral.

Nesta quinta-feira, 09/11, membros do TRE-PB estiveram em Alagoa Grande e promoveram uma reunião para avaliar o índice de comparecimento dos eleitores ao Recadastramento Biométrico Eleitoral.

No encontro, realizado no Fórum Municipal,  estiveram presentes além do Dr. Antonio Carneiro (TRE/PB), o Sr. Cassemiro José Jr. (Secretário de TI do Tribunal), o Juiz da Comarca Dr. José Jackson, o Promotor Público Dr. João Benjamin e o Diretor do Cartório Eleitoral Sr. Ederson Araújo.

Para a reunião, foram convidados representantes do Poder Executivo, Legislativo e da Sociedade Civil, tanto de Alagoa Grande, quanto de Juarez Távora, que fazem parte da mesma comarca.

Representando o Prefeito Antonio Sobrinho, estava o Secretário Marcelo Félix (Cultura e Turismo), enquanto que o Secretário Nal representou a Prefeita Ana de Juarez Távora, que também enviou ao encontro, o Vice-Prefeito Alex e o Presidente da Câmara João Batista.

Representando o Poder Legislativo de Alagoa Grande, o Vereador Deda Ribeiro. O membro do Cartório Francisco Erisvaldo estava acompanhando o Sr. Ederson.

Segundo o Dr. Antonio Carneiro, o objetivo dessa visita foi para intensificar a campanha de recadastramento biométrico e esclarecer a população dos possíveis problemas que os eleitores poderão vir a ter, caso não façam o recadastramento até o dia 30/11/2017.

Entre esses problemas, estão a suspensão so CPF, a impossibilidade de emissão de passaporte e a concessão de empréstimos em bancos públicos. Além disso, quem não fizer o recadastramento, poderá perder o direito aos Programas Sociais (como o Bolsa Família), assumir cargo em Concurso Público e até mesmo ter problemas com o Cartão do SUS.

Apesar de já ter atingido quase 80% dos eleitores, a intenção do TRE/PB é que todos os que ainda não fizeram o recadastramento sintam-se motivados à fazerem. E mesmo os cidadãos que tenham MAIS DE 70 ANOS ou os que estão entre os 16 e 18 anos, também estão obrigados a fazerem o recadastramento.

Para facilitar o acesso ao Recadastramento Biométrico, a Comarca de Alagoa Grande irá abrir durante dois sábados (18/11 e 25/11), para atender aqueles que não podem ir durante a semana. Ao final da reunião, ficou definido que o cartório local iria intensificar a divulgação nessa reta final e pediu o apoio de todas as demais instituições para alcançar o resultado desejado.

Fotos: Marcelo Félix
Blog do Galdino/Marcelo Félix