Avaliação do ‘Soma’ será aplicada na rede municipal de ensino em Araçagi, afirma secretário

A prefeitura de Araçagi, Região Metropolitana de Guarabira, através da Secretaria de Educação, aplicará nos dias 25 e 26 de julho uma avaliação do ‘programa Soma’, relacionada ao Pacto pela Aprendizagem na Paraíba. O teste será aplicado à alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em todas as escolas da rede municipal de ensino.

De acordo com o secretário Sérgio Pereira, no segundo semestre os professores, gestores e coordenadores do município, estão recebendo a capacitação pedagógica, sendo assim, na próxima semana aplicarão as avaliações do “Soma”. Pereira falou ainda das ações que serão desenvolvidas após o resultado final.

“A partir desses resultados, serão norteadas ações inerentes à gestão do processo de ensino e aprendizagem dos alunos, gestores, professores e os coordenadores pedagógicos”, disse.

Sérgio falou sobre o objetivo do município com a adesão ao programa, afirmando que aplicação servirá para avaliar os índices de desenvolvimento do alunado.

“A adesão ao Programa, tem como objetivo melhorar os indicadores educacionais e sociais, sobretudo o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos alunos de nosso município”, explicou.

Pereira enalteceu a ação do prefeito Murílio Nunes (PSB) em aderir ao programa, disse que a atitude do gestor disponibilizará o desenvolvimento de cada profissional, além de monitorar o desempenho do aluno.

“O prefeito Murílio Nunes assegura a qualidade de ensino e aprendizagem na Educação Municipal, tendo em vista que esse sistema disponibiliza avaliações formativas e somativa, além de atribuir o desempenho profissional dos gestores escolares e professores, sem contar a dinâmica com o alunado. O Programa ajudará o monitoramento de aprendizagem dos alunos e no processo de gestão escolar”, disse.

A avaliação servirá para capacitação e formação de professores e gestores, no monitoramento e utilização de sistema próprio de gestão de informação. O programa Soma, é uma parceria do governo estadual com o município.

Blog do Galdino/Raelson Galdino