Alagoa Grande ocupa 1º lugar em transparência pública no ranking da EBT-CGU

O município de Alagoa Grande, Brejo paraibano, ocupa o 1º lugar no ranking nacional dos municípios brasileiros, o estudo é realizado pela “Escala Brasil Transparente” da Controladoria Geral da União (EBT/CGU). O órgão fiscaliza o andamento da transparência pública nas prefeituras de todo o país.

Essa é a 3º edição dos estudos, e na Paraíba, Alagoa Grande e mais três municípios ocupam o 1º lugar do ranking recebendo nota 10, ficando à frente de João Pessoa, Guarabira, Campina Grade e Patos.

Alagoa Grande permanece ocupando a posição do ótimo desempenho desde a realização da 1º edição da pesquisa, demonstrando comprometimento com a transparência na gestão municipal. 

Escala Brasil Transparente

A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. A EBT foi desenvolvida para fornecer os subsídios necessários ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) para o exercício das competências que lhe atribuem os artigos 59 da Lei  Complementar nº 101/2000 e 41 (I) da Lei de Acesso à Informação, assim como os artigos 68 (II) do Decreto nº 7.724/2012 e 18 (III), do Decreto nº 8.910/2016.

Foto: Júlio Teotônio 
Blog do Galdino/Raelson Galdino