Pular para o conteúdo principal
 

Guarabira divulga espetáculos do Nordeste selecionados para a Primavera do Teatro

A Prefeitura Municipal de Guarabira, por intermédio da sua Secretaria de Cultura e Turismo (Secut), divulgou a relação dos espetáculos que vão compor a programação do Primavera do Teatro (Festival Nordestino de Teatro em Guarabira), que acontecerá no período próximo de 23 a 30 setembro.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal e abrangerão na programação vários espetáculos de rua, peças infantis e adultas que se apresentarão no palco do Teatro Geraldo Alverga, além de outros espaços alternativos. A Secretaria recebeu, ao todo, 53 inscrições durante o período de 27 de julho e 28 de agosto, com propostas de espetáculos oriundos de 07 estados do Nordeste.
Foram selecionados, ao todo, 25 grupos, sendo 08 na categoria Infantil, 07 na categoria Teatro de Rua e 10 na categoria Adulto. A Comissão de Seleção esteve reunida nos dias 05 e 06 de setembro na sede da Secult (Centro de Documentação), e foi composta pelo ator e professor Vando Farias (Josivando Silva Farias), pela escritora e atriz Neide Polari (Maria Neide Polari Souto), e pelo dramaturgo e diretor teatral Tarcísio Pereira (Tarcísio de Sousa Pereira).
De acordo com os grupos selecionados, nas três categorias, o Primavera do Teatro vai contar com espetáculos dos estados da Paraíba, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A Paraíba contém o maior número de espetáculos dentro do festival, mas a comissão estabeleceu como critério a participação de grupos oriundos do maior número possível de regiões do estado – como Litoral, Brejo, Sertão e Cariri, sob a justificativa de que se trata do estado receptor de outros estados nordestinos.
Pelo estado de Alagoas, foi selecionado o espetáculo infantil “Fadinha, a Magia está na Varinha”, da Cia. Hiperativa; pelo Ceará, “Guerra de Cup & Cake”, do grupo K’Os Coletivo; por Sergipe, o espetáculo adulto “Senhora dos Restos”, da Dicuri Produções; por Pernambuco, o também adulto “A Podridão que há em Mim”, do Grupo São Gens de Teatro; pelo Rio Grande do Norte, a peça de rua “Dubididum Taratatá”, do grupo Comboio de Teatro (Natal/RN), e ainda o adulto “P’s”, da cidade de Caicó, pela Trápia Cia. Teatral e Associação União do Sobrado.
Os espetáculos selecionados da Paraíba na modalidade Adulta, vindos de João Pessoa, são: “Confissões” (Grupo de Teatro da UFPB/NTU); “O Último Édipo” (grupo de teatro Lavoura); Álbum de Família, (Núcleo de Artes Cênicas da Estação Cabo Branco); “A Viúva e o Lobisomem”, (Grupo Tenda); e “Mensagem para a Amante do Meu Marido”, (Fabíola Ataíde). Por Campina Grande, foi selecionada a peça “Meu Enterro”, da Cia. Curinga); e de Guarabira o representante será o espetáculo “Fadário da Loucura”, da Cênica. Meketrefe).; Dos infantis selecionados do estado paraibano são: “Brincantes”, da cidade de Monteiro (Cia. Teatral Refinaria Cênica), e os demais de João Pessoa, como: “Os Saltimbancos Atrapalhados” (Grupo de Teatro Saltimbancos); “Estórias” (Engenho Imaginário); “Cirandei” (Cia. Oxente); “Clowssicos – Uma Nova Velha História” (Cia. dos Clowssicos); e “Teatro para
Bebês – A Terra do Antes” (Cia. De Teatro Nós 2).

Na mostra Teatro de Rua, pela cidade de Campina Grande, o espetáculo “O Auto do Bumba Meu Boi” (Cia. Café com Pão de Teatro); pela cidade de Cajazeiras, a peça “Trinca, mas não Quebra”, da Associação Cajazeirense de Teatro; e de João Pessoa os espetáculos “No Mundo da Rua” (Projeto Corpos de Saia); “Fuzuê” (Cia. De Teatro em Cena); “Clown Bar” (Grupo Bufões de Olavo); e “O Surto, a Comédia” (Cara Dupla Coletiva de Teatro). A tabela com a relação completa, por categorias e estados, estará disponível a qualquer momento neste espaço.

Blog do Galdino/Secult Guarabira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre em Guarabira Zenobinho vítima de Edema Agudo de Pulmão

Morreu vítima de Edema Agudo de Pulmão, Antônio Altino Batista, conhecido como Zenobinho, na tarde deste domingo (16) no Hospital Regional de Guarabira. Ele passou mal em sua residência, socorrido, mas acabou não resistindo e veio a óbito. Na unidade hospitalar, teve três (03) paradas cardíacas.
Zenobinho sofria de pressão alta e diabete, no Hospital, a equipe médica realizou diversos atendimentos socorrê-lo, das três paradas cardíacas, os médicos conseguiram reverter em duas, a terceira, não foi possível.
Zenobinho era muito querido por diversos meios da sociedade guarabirense, sejam políticos, empresários, comerciantes, além de pessoas simples da cidade.

Guarabira ganhará biblioteca sobre trilhos em antiga estação

O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB) realizará mais uma ação em torno da cultura e educação do município, desta vez, o gestor guarabirense conseguiu junto a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) um vagão de trem, que será transformado em uma biblioteca. Toscano está resgatando a antiga Estação Ferroviária, no Bairro da Esplanada, onde ficará o vagão doado.




Zenóbio anunciou que implantará algumas ações na localidade, onde recuperará a história ferroviária de Guarabira através do Museu da Ferrovia e a construção do Parque da Estação, que atenderá os moradores da Esplanada. O chefe do executivo municipal pretende restaurar a chamada ponte de tábua, que fica por trás do prédio.



O Parque da Estação receberá uma academia da saúde, duas quadras esportiva uma com piso, a segunda de areia, além de contar com equipamentos que atenderá as crianças e uma pista de skates.



Sobrevivente: Rafael diz que imaginou chegarem os três mortos em Araçagi

A equipe de resgate do Corpo de Bombeiro iniciou nesta terça-feira (25) o terceiro dia de buscas à Ivandro Batista [Vandinho], desaparecido no último domingo (23). Vandinho estava com o filho e amigos na praia do Coqueirinho, Baía da Traição, Litoral Norte paraibano, quando foi levado por uma correnteza.
De acordo com relatos de pescadores, o local onde Vandinho estava com o filho, é impróprio para o banho, o lugar acontece o encontro do rio com o mar. Durante o ocorrido, o filho de Vandinho relatou a pessoas próximas, que conseguiu erguer das águas o pai por um último instante, e percebeu que seu genitor (pai) estava com os olhos branco, e sem reação.
Rafael um dos sobreviventes, disse durante participação no jornalístico da Rádio Marmaraú FM, que caminhavam pelo banco de areia, instantes depois, revelou que não conseguiam alcançar o solo. Contou que Vandinho apenas pensou em salvar o filho, afirmou imaginar os três chegando em Araçagi ‘mortos’.  
Blog do Galdino/Raelson Galdino