Pular para o conteúdo principal
 

Fórum do Turismo no brejo realiza encontro e debate novos conceitos com prefeitos eleitos e reeleitos para ‘O Caminhos do Frio’


O Fórum de Turismo do Brejo paraibano realizou uma reunião com os prefeitos eleitos e reeleitos em 02 de outubro, além de representantes de municípios que compõem a ‘Rota Cultural Caminhos do Frio’. Os organizadores debateram novos conceitos e apresentaram pesquisas realizadas pela PBTur nas cidades que sediam o evento, visando o próximo ano de 2017. O encontro aconteceu no auditório do SEBRAE, em Guarabira, Agreste paraibano, na tarde desta segunda-feira (12).

Segundo o presidente do Fórum de Turismo do Brejo paraibano, Sérgio Silvestre, afirmou que foi possível discutir ações para 2017, além de ser apresentado aos gestores e representantes, dados de uma pesquisa feita com turistas que visitam os municípios no período do ‘Caminhos do Frio’, disse que o foco do Fórum, é trabalhar para deixar a região do brejo rica e forte.
“Enquanto presidente do Fórum quero dizer que os representantes dos municípios compareceram em massa. Podemos discutir com as instituições parceiras algumas ações para 2017. Tivemos a apresentação de uma pesquisa, onde a PBTur fez com os turistas. É um desenvolvimento para a região, o nosso objetivo focar num trabalho, que possa deixar forte nossa região” argumentou.
Para o secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, o Fórum está se tornando um grande projeto de turismo sustentável da Paraíba, com a participação da cultura local. Siqueira disse que, o atual formato do Fórum e pela credibilidade que tem, passa a ser um grande inventor de desenvolvimento da região, além de ser um exemplo para o estado.
“Eu acho que o Fórum está se tornando um grande projeto de desenvolvimento do turismo sustentável na Paraíba, com a participação grande da cultura local e abrindo perspectiva para outras regiões do estado. Acho que o caminho do frio pelo formato atual, e pela credibilidade do Fórum de Turismo do Brejo, passa a ser um grande vetor de desenvolvimento da região, talvez, um exemplo para o Estado da Paraíba. Mostrando as potencialidades locais, com o desenvolvimento da Cultura w do Turismo. Eu acho que é um grande momento, e em plena crise nós estamos crescendo”, disse.
A presidente da PBTur, Ruth Avelino afirmou que, as cidades que não sediam ‘O Caminhos do Frio’ se beneficiam com a realização desde evento. Disse ainda que, foi importante a realização desta reunião com o Fórum, afirmou que é bom, é forte e gera emprego para os paraibanos.
“O Caminhos do Frio é um roteiro cultural, mesmo as cidade que não participam do evento, se beneficiam com a realização, então; Guarabira, Borborema e Arara são todas são beneficiadas com o projeto. Acho muito importante que o Governo do Estado participe, agente acredita que esse evento é forte, é bom, gera emprego, e gera renda para o povo da nossa região”, argumentou.
De acordo com a Gerente Executiva de Turismo da Paraíba, Alessandra Lontra, é importante o conceito adotado pelo Fórum de Turismo no brejo, que esses encontros, possam adquiri e apresentarem novos indicadores durante os próximos anos. Afirmou ainda que, o estado caminha junto com os empresários no desenvolvimento da região.
“Essa avaliação do Fórum de turismo do brejo é muito importante para que a gente possa melhorar os indicadores para o próximo ano. Secretaria de Turismo da Paraíba ajuda, nós realizamos o mapa do Turismo no estado, o brejo é uma região que tem o maior número de municípios. É muito importante que eles possam fazer essa avaliação. Só assim irão crescer, eu disse na reunião que não adianta você ser o maior número de municípios. O Fórum está no caminho certo, que é esse de uma união da descentralização. Hoje não é o estado que diz o que, tem que fazer. A Paraíba caminha junto com os empresários para o desenvolvimento da região” declarou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre em Guarabira Zenobinho vítima de Edema Agudo de Pulmão

Morreu vítima de Edema Agudo de Pulmão, Antônio Altino Batista, conhecido como Zenobinho, na tarde deste domingo (16) no Hospital Regional de Guarabira. Ele passou mal em sua residência, socorrido, mas acabou não resistindo e veio a óbito. Na unidade hospitalar, teve três (03) paradas cardíacas.
Zenobinho sofria de pressão alta e diabete, no Hospital, a equipe médica realizou diversos atendimentos socorrê-lo, das três paradas cardíacas, os médicos conseguiram reverter em duas, a terceira, não foi possível.
Zenobinho era muito querido por diversos meios da sociedade guarabirense, sejam políticos, empresários, comerciantes, além de pessoas simples da cidade.

Guarabira ganhará biblioteca sobre trilhos em antiga estação

O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB) realizará mais uma ação em torno da cultura e educação do município, desta vez, o gestor guarabirense conseguiu junto a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) um vagão de trem, que será transformado em uma biblioteca. Toscano está resgatando a antiga Estação Ferroviária, no Bairro da Esplanada, onde ficará o vagão doado.




Zenóbio anunciou que implantará algumas ações na localidade, onde recuperará a história ferroviária de Guarabira através do Museu da Ferrovia e a construção do Parque da Estação, que atenderá os moradores da Esplanada. O chefe do executivo municipal pretende restaurar a chamada ponte de tábua, que fica por trás do prédio.



O Parque da Estação receberá uma academia da saúde, duas quadras esportiva uma com piso, a segunda de areia, além de contar com equipamentos que atenderá as crianças e uma pista de skates.



Sobrevivente: Rafael diz que imaginou chegarem os três mortos em Araçagi

A equipe de resgate do Corpo de Bombeiro iniciou nesta terça-feira (25) o terceiro dia de buscas à Ivandro Batista [Vandinho], desaparecido no último domingo (23). Vandinho estava com o filho e amigos na praia do Coqueirinho, Baía da Traição, Litoral Norte paraibano, quando foi levado por uma correnteza.
De acordo com relatos de pescadores, o local onde Vandinho estava com o filho, é impróprio para o banho, o lugar acontece o encontro do rio com o mar. Durante o ocorrido, o filho de Vandinho relatou a pessoas próximas, que conseguiu erguer das águas o pai por um último instante, e percebeu que seu genitor (pai) estava com os olhos branco, e sem reação.
Rafael um dos sobreviventes, disse durante participação no jornalístico da Rádio Marmaraú FM, que caminhavam pelo banco de areia, instantes depois, revelou que não conseguiam alcançar o solo. Contou que Vandinho apenas pensou em salvar o filho, afirmou imaginar os três chegando em Araçagi ‘mortos’.  
Blog do Galdino/Raelson Galdino